terça-feira, 17 de maio de 2011

Ganhei quando mais achei que tinha perdido.

Pessoas proximas já ouviram essa historia várias vezes, mas repito sempre, pra que mais e mais pessoas possam aproveitar o conselho que recebi.
Formada em prótese, sem perspectiva de atuar na área, decidi que trabalhar como auxiliar de dentista me colocaria em contato com a profissão que havia escolhido.
Recorte de jornal, entrevista marcada, emprego conquistado.
O consultório era de um profissional bem sucedido, 30km da minha casa.
Qdo se tem19 anos as distâncias são diferentes. Fui.
Entrei na Osec em 1986, que ficava a 45km de casa. Fui morar com meus tios, pra ficar mais perto.
Trabalhava o dia todo e estudava a noite. Puxado, sacrificado, mas contei com muito apoio.
O tempo foi passando e o dia a dia de consultório facilitava. Nas aulas eu aprendia a teoria, do que via diariamente na prática.
Meu chefe era MUITO perfeccionista e na real, sugava minhas energias.
Aprendi com ele, o que faculdade nenhuma teria me ensinado.
Os clientes, acostumados comigo, sempre perguntavam se eu iria ficar lá qdo me formasse. Eu queria, mas não dependia de mim.
Clinica grande, três consultórios bem localizada, sonho de consumo de qualquer um.
Emfim eu me formei.
Havia me casado seis meses antes, e meu marido já morava na zona norte. O consultorio era na zona sul.
Então fui chamada pelo chefe, para uma conversa decisiva.
Depois de 6 anos, tínhamos alguma cumplicidade.
O teor da conversa, resumidamente, foi esse:
"Célia, não é que eu não queira que você fique aqui, mas pense comigo.
Vc acabou de se casar e mora há quase 30 km daqui. Vc é jovem, tem energia, e de certo vai conseguir vir diariamente (aliás, eu fazia isso no inicio).
Vc vai ter que batalhar, pq a maioria dos clientes terão alguma resistência em tratar com vc.
Em dois anos vc terá alguma clientela e aí, provavelmente terá filhos.
Então estes 30km vão virar 60. Empregados e creche não serão bons o bastante para eles.
Vc então vai decidir trabalhar mais perto de casa. Seus cliente, salvo exceções, não vão te acompanhar, e vc vai perder tudo o que conquistou. Terá que recomeçar.
Por isso, eu acho melhor que vc inicie sua carreira proximo da sua casa."
Eu caí das nuvens.
Não tinha nenhum contato a não ser ele. Nenhum parente, ninguém pra me dar aquele empurrãozinho inicial.
Sem opção, segui o conselho.
Fazia endo pra uns colegas que tinham arrendado consultorio e o que mais aparecesse.
Meu sogro tinha um inquilino que era uma clinica médica de bairro. Tinha Dentista, mas ficou sem. Como era amigo do meu marido, me convidou pra assumir o posto.
Comecei a atender no bairro.
Tive meu primeiro filho e tres anos depois, uma menina.
O inquilino saiu, e eu montei meu consultório no mesmo endereço.
Hoje eles tem 18 e 15 anos, e eu almocei com eles quase todos os dias nesse tempo.
Levei-os para o consultório qdo precisei. Podia levá-los e buscá-los na escola qdo era preciso, sem abrir mão da agenda.
Num dia como hoje, em que teve um capotamento no eixo norte/sul eu teria levado 2 hs pra chegar no Brooklin.
Saí as 8:55 pra atender as 9:00. Andei 30mts.
Visionário ou não, este foi o MELHOR conselho profissional que eu recebi.
Agradeço diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário