terça-feira, 21 de junho de 2011

Ética profissional. Você tem???


Ética profissional, não gosto do termo.
Fiz uma representação contra uma colega no CRO há alguns anos.
Não porque ela falou mal do meu trabalho, mas porque falou inverdade.
Explico: Após exo do 38 impactado, o 37 ficou sem suporte ósseo na distal. Apesar de ter ocorrido a reparação óssea, o 37 sofreu necrose asséptica e precisou de endo.
A paciente (do tipo que procura preço), com dor, procurou outra colega, que diagnosticou a imagem radiolúcida no periápice como “cisto” que havia sido causado pelo apoio que eu teria feito sobre o 37 durante a exo do 38.
Munida de um rx periapical e de um “laudo” da colega, fui procurada pela cliente e pelo seu “educado” marido a fim de que eu pagasse parte de tratamento.
Me recusei e fui ameaçada com processo.
Liguei pra colega (minha vizinha!) pra tentar entender. Sabe como é, o paciente poderia ter entendido errado.
Infelizmente, a colega com muita soberba me disse: Se o dente não tem cárie, como ele poderia ter o cisto. Só pode ter sido pela exo.
A cliente usou de termos que só um profissional poderia tê-la orientado.
Fiz a representação. Marcaram a audiência. Uma espécie de conciliação.
A colega disse, que não tinha dito, o que provavelmente disse. Basicamente levou um puxão de orelha. Principalmente pelo “pseudo” laudo. A colega mediadora orientou: Você nunca coloca no papel e assina, algo que não pode provar.
Ela tratou o canal e disse que a lesão sumiu. Não era cisto!
Eu não esperava que ela tivesse ética profissional, mas sim, que fosse ética.
Ética=Caráter.
Não dá pra ter ética na profissão, ou na vida, ou no jogo.
Temos que SER éticos.
Em nome de um corporativismo falta-se com ética com o paciente. Não lhe faltou ética somente para comigo. Quando levou o paciente a crer em algo que ela não tinha certeza, faltou com ética para com ele também.
Conhecedores das dificuldades da profissão temos que ter o bom senso ao avaliar um caso. Por vezes aquela era a única solução possível.  Se repetido, o trabalho ficaria ainda pior. Mas por isso não se entenda: Mesmo estando ruim nada vou falar. Novamente seria anti ético.
Colocar-se no lugar do outro. Como eu agiria se fosse comigo? Essa pergunta é o fundamento da Ética.
A ministra da Cultura que recebe diária sem ter trabalhado.
Médicos, dentistas, enfermeiros etc, recebem por plantões que nunca fizeram.
Solvente misturado a gasolina.
Policiais corruptos.
Ética: Ou você tem, ou não tem.

2 comentários:

  1. Que bom querida saber que ainda existam pessoas como você Dra Célia, estou na faculdade ainda e acompanho seu blog... e tem me dado muita luz pra lidar com as mazelas do dia a dia odontológico. Muito obrigado pelas suas palavras...

    ResponderExcluir
  2. Isso aí, Celia! A única diferença entre ética e caráter é que a primeira é um comportamento público e a segunda é uma característica intrínseca... ou você tem, ou você não tem. É possível cumprir algumas regras éticas de forma a parecer politicamente correto, mas a pessoa que não tem caráter, quando imagina que não tem ninguém olhando, certamente vai meter o pé na jaca. E aí quando é flagrada começam as desculpas: "não foi bem isso que eu quis dizer"... pois é.

    ResponderExcluir