quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Cicatriz

Paciente com medo é corriqueiro, e nem sempre eles sabem o porque.
Mas a Solange* sabe.
Quando criança foi chamada pra uma consulta com o dentista da escola (sim, nos anos 70 isso existia!!!).
Na ante sala, com cara de poucos amigos ela aguardava como outros, a sua vez.
Pequenos procedimentos eram executados e a porta do consultório ficava entreaberta.
Lá pelas tantas, a criança que estava sendo atendida moveu o rosto bruscamente, o que fez o dentista machucar o seu rosto com o motorzinho (sic). Sangrou!
A Solange entrou em choque. Fugiu.
O trauma criado foi imenso.
Durante anos ela lutou contra ele.
Como desgraça pouca é bobagem, sofreu uma queda e fraturou os dois ICS.
Endodontia, núcleo coroa e muitos encontros com seu "algoz".
Recentemente eu a conheci pra retratar uma endo num dos Incisivos que agora fraturou sub gengival.
Ela me contou esta passagem e diz que não consegue esquecer a cena, e o pior é imaginar a "cicatriz" que o menino carrega no rosto (?). .
Então eu disse: 
_Cicatriz??? Não meu bem, o menino deve ter tido um pequeno arranhão. Você viu o sangue e, naquela idade, aquilo lhe pareceu horrível. Uma broca de alta rotação não tem o poder de fazer um corte da magnitude que vc está imaginando. O choro do menino e o sangue foram superdimensionados na sua mente.
Tenho certeza que ele ficou com um arranhão que uma semana ou dez dias depois, tratado com um pouco de  Nebacetin® sumiu!
Então, ela visivelmente aliviada disse:
_Ah, se tivessem me explicado assim, em algum momento desses anos todos! Obrigada, me sinto mais aliviada agora!
Pois é, anos de medo, e uma frase de menos de 70 palavras resolveu tudo.
Não sei até que ponto minha explanação foi realmente capaz de aliviar sua mente, mas acredito ter contribuído muito pra que ela enfrente, doravante, sem medo, nós, os dentistas.
Por mais esforço que os terapeutas tenham empenhado para acalmá-la por todos estes anos, nem eles realmente entendem o que aconteceu, naquele dia, há mais de 35 anos numa ante sala do dentista da escola.
Entender o problema, é uma porcentagem enorme da sua solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário